quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MOACIR DO CARMO FARIA

MOACIR DO CARMO FARIA

HISTÓRICO DA VIDA:

Sou Moacir do Carmo Faria, filho único de João e Therezinha C. Faria. Nasci aos 27/07/1951 em Bela Vista do Paraíso (PR), mudei-me em 1953 para a Gleba Ligeiro, município de Cianorte PR) onde meu pai derrubou mata e implantou uma lavoura de cafeeiros. Morávamos numa localidade chamada Venda do Chicão na estrada Boa Sorte, entre os rios Catingueiro e Ligeiro, cerca de 10 km da Cidade de Cianorte. Minha família foi pioneira da região, pois Cianorte era apenas um povoado que se iniciava. Para fazer compras meu pai ia até o município de Jussara, porém, o percurso era feito com cavalos, através de picadas na mata. Animais como onças, veados, antas, pacas, porcos do mato, tamanduás e inúmeros outros eram muito comuns nos terreiros das casas naquela época. Aos 5 anos aprendi a ler e escrever com minha mãe que freqüentou a escola até o 3ª série do primário, quando os rótulos dos produtos despertou minha curiosidade, sendo “toddy” a primeira palavra aprendida.
Matriculei-me no curso primário no início de 1960 na Escola Rural Visconde de Mauá da estrada Cambuci, onde concluí a 1ª e a 2ª séries, tendo como primeira professora a Srta. Darcy Gianini, excelente alfabetizadora, muito exigente, com a qual aprendi muito. Cursei a 3ª série em outra escola rural na Venda do Chicão tendo como professora Constância Martins do Vale. Em 1963 mudei-me para a zona urbana de Cianorte onde cursei a quarta série no Educandário Nossa Senhora do Rosário com a
professora Irmã Rosa. Fiz o Exame de Admissão ao Ginásio naquele
mesmo ano e fui aprovado para cursar a primeira série ginasial no
Ginásio Estadual de Cianorte, em 1964. Mudei-me para Terra Boa no
segundo semestre daquele ano, continuando os estudos no Ginásio Estadual de Terra Boa, onde terminei a 1ª série e também cursei a 2ª série ginasial.

No início de 1966 mudamos para Sorocaba-SP e após um mês e meio retornamos a Cianorte onde cursei a 3ª e 4ª séries do ginásio, formando-me em 1967. Em 1968 o Ginásio Estadual passou a ser Colégio Estadual com a criação do curso Científico no qual me matriculei em 1968 vindo a me formar em 1970.

Em 1971 passei no vestibular de História em Mandaguari e de Ciências na Fundação Universidade Estadual de Maringá-PR matriculando-me no curso de Licenciatura em Ciências vindo a me formar professor de Ciências e Matemática em 1973. Em 1974 fiz novo vestibular na UEM e comecei a cursar Ciências Biológicas e após dois anos transferi-me para a Faculdade de Cornélio Procópio vindo a me formar professor de Biologia em 1976.
Aos 14 anos fiz o curso de datilografia na Escola Remingtom da dona Madalena e comecei a trabalhar aos 14 anos, primeiro no clube esportivo de futebol profissional de Cianorte - CAFE – Cianorte Associação Física Educativa , onde fiquei um mês e meio. Depois fui cuidar de um banca de revistas e jornais em frente do Bar Garoto na Av. Souza Naves em Cianorte. Em 1967 fui trabalhar no Príncipe Hotel Cianorte Ltda, na Praça. Raposo Tavares, próximo da estação rodoviária na função de serviços gerais. Fui promovido em 1968 para função de auxiliar de escritório e em 1969 aos 17 anos passei a ser o gerente do Hotel , permanecendo ali até fevereiro de 1971 quando pedi demissão para estudar na Universidade e assumir o cargo de professor de Ciências no Colégio Estadual de Cianorte . Trabalhando há 8 anos com contrato que se renovava anualmente me sentia inseguro, pois o Governo do Paraná não abria concurso público. Casei-me em 1974 e nosso primeiro filho nasceu em 1976. Devido a insegurança no emprego fiz concurso para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal sendo aprovado em ambos. Deixei o magistério em 1979 para assumir concurso do Banco do Brasil na Agência de Cianorte.

Em 1981 nasceu nosso segundo filho, Alex Vinicius e em 1984 com
aprovação em concurso interno do Banco, fui assumir o cargo de Fiscalna Cidade de Altônia-PR onde fui promovido a Supervisor e Gerente de Atendimento. Gerenciei a Agência em S. Jorge do Patrocínio e com o fechamento desta mudei-me para Campo Mourão em 1991 onde fui trabalhar no CESEC – Centro de processamento de papéis do Banco. Em julho de 1995 aderi ao Programa de Demissão Voluntária – PDV e saí do Banco. Fiz curso de Técnico em Transações Imobiliárias habilitando-me como Corretor de Imóveis naquele mesmo ano. Em 1996 fui trabalhar no IBGE como supervisor de Censo Demográfico e no mesmo ano prestei concurso para o Magistério Paranaense, sendo aprovado em Ciências e Biologia . Em 1997 assumi o concurso do estado e até hoje sou professor aqui em Campo Mourão no Colégio Estadual de Campo Mourão. Em 2007 fui aprovado no Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - PDE que é um programa de capacitação profissional de 2 anos que será concluído em 2008.

Meu lazer sempre foi o futebol e as pescarias. Deixei de jogar futebol em 1995 por motivo de cirurgia em ligamento do joelho mas continuo torcendo pelo Palmeiras e gosto de acompanhar seus jogos. Continuo fazendo as pescarias na medida do possível. Divirto-me muito brincando com minha netinha Júlia de 2 anos (filha do Denny), com a qual passo minhas horas de folga.Meu filho Denny é graduado em Farmácia e Análises Clínicas, mas também possui licenciatura em Química. Atualmente é professor de Química na rede estadual de ensino e escolas particulares. Faz mestrado em Educação. Meu filho Alex é graduado em Ciências da Computação. Atualmente atua como professor do Estado na área de Informática, trabalha para a SANEPAR e possui uma escola de informática. Minha esposa Lúcia é contadora, mas não atua na área. É proprietária de uma loja de Armarinhos e artesanatos.

6 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber se voce conhece uma pessoa chamada moacir que trabalhava em um banco em cianorte em 1972

REENCONTRO CIANORTE disse...

Samuel,lembro de um Moacir que em 1972 trabalhava no Caixa do Banco Itau. Conhecia-o muito bem, mas infelizmente nunca soube seu sobrenome.
Se é este o Moacir que procura, aconselho-o a visitar o perfil de NEUZA PASCOA CODOLO no orkut. ela trabalhava junto com o Moacir nessa época, quem sabe ela possa ajudálo.

Anônimo disse...

Parabens p/ iniciativa!
Recordar tmbm é viver, conhecia tds os funcionarios[as]do Banco ITAU, morava em CIANORTE Entre 1980/1984,[fui adotada em CIANORTE por uma familia pioneira de la tmbm,entre 1954 a 1955, não sei bm o ano prq omitirm por razoes dsconhecidas, Ñ conhço meus Pais biologicos] Mas vltndo ao ITAU conhci o ´´+Áurides +in memoriam, ta junto ao nosso Pai,que trabalhava no Banco ITAU tmbm na epoca,JOÃO do Banco do BRASIL ,era baterista,Tempo bom ,amizades sinceras,epoca dos sentimentos nobres em se tratando de amizades!
Mas a vida continua!Abrs: Vlw.:SILVIA

Unknown disse...

asQuerido amigo acho q vc é um amigo do meu querido irmão .Laudinei firmino Pereira, falecido em 1968 em Cianorte. te procuro a muito tempo estive em Cianorte por esses dias, quero muito conseguir contato com vc q perdemos a muito tempo.
se vc é o nosso Moacir filho da dona Terezinha por favor faça contato comigo. abraços Lucilia
meu email é lucfoglia@hotmail.com

REENCONTRO CIANORTE disse...

LUCILIA, ADMINISTRO ESTE BLOG E O MOACIR QUE VOCE SE REFERE É SIM O GRANDE AMIGO DO SEU IRMÃO FALECIDO. TAMBEM CONHECI SEU IRMAO E ME LEMBRO DAQUELA FATALIDADE. O MOACIR HOJE MORA EM CAMPO MOURAO E É CASADO COM MINHA PRIMA LUCIA. SEMPRE FOMOS MUITO AMIGOS DESDE AQUELA EPOCA. SEI QUE O MOACIR DIFICILMENTE VISITA O BLOG. ESTOU EM VIAJEM, E ASSIM QUE CHEGAR EM MARINGA, ONDE MORO VOU LIGAR PARA ELE FAZER CONTATO CONTIGO.FIQUE COM DEUS E UM GRANDE ABRAÇO!

luiz bernardino dos santos disse...

Olá Moacir, sou o Luiz filho do Sr. Tomaz e Dona Leonor, lembra-se de mim? Descobri por acaso que você está morando em Campo Mourão ao vê-lo dando uma entrevista no jornal do meio dia. Sobre o que era a reportagem não me lembro. Mas que bom te encontrar, mesmo que virtualmente. Trabalhei em uma escola em Maringá juntamente com um professor que te conhece. Se não me engano o nome dele é Celso, ele estava lá readaptado.
Lembro-me quando fomos pescar lá no rio do índio de bicicleta: eu, você, o José Carlos e o Denilson...rsrs. Aquilo sim que foi divertimento, só boas lembranças. Fiquei feliz em poder postar estas palavras aqui pra você. Deselho-lhe tudo de bom, um forte abraço pra você e sua familia. Até mais....